Planos de previdência privada
Existem planos como o PGBL e o VGBL. O PGBL é indicado para quem faz a declaração anual do IR no modelo completo e contribui para o INSS. O VGBL é uma boa opção para quem não declara IR, faz a declaração simplificada ou quer investir mais a longo prazo.
Modalidade
A previdência pode ser aberta ou fechada. A aberta, também conhecida como previdência individual, está disponível para qualquer pessoa em instituições financeiras como bancos, corretoras e gestoras de fundos. A fechada, também conhecida como fundo de pensão, é oferecida por algumas empresas e entidades de classe para seus funcionários e associados.
Tipos de Previdência Privada
Existem dois tipos de planos de previdência privada: o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) e o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Basicamente, o que influencia na escolha de um tipo ou de outro é a maneira como o investidor faz sua declaração de Imposto de Renda. Ficou confuso? Continue a leitura para entender melhor:
PGBL
Os planos tipo PGBL costumam ser indicados para quem entrega a declaração do Imposto de Renda usando o modelo completo, aproveitando benefícios fiscais. Isso porque quem contrata um PGBL pode deduzir as contribuições realizadas no plano de sua renda bruta tributável. O limite é de 12% ao ano.
VGBL
Os planos do tipo VGBL não incluem o benefício fiscal proporcionado pelos PGBL. Por isso, são indicados para os investidores que fazem a declaração de Imposto de Renda no modelo simplificado.
Faça uma Gestão da sua Previdências
A gestão de previdência são atividades relacionadas aos planos de previdência complementar. Que será alinhada aos pontos relativos de aplicações e ou contribuições de valores, planejamentos, taxas administrativas e outros custo e tempos determinado para as contribuições de aposentadoria seja temporária ou permanente.